O Judô como instrumento de formação social
Muito além de uma arte marcial, o Judô é um instrumento de formação. O caráter esportivo norteia a atividade, mas um praticante da modalidade passa, necessariamente, pela construção do caráter, com base na filosofia, na educação e na socialização.
Em um país com dificuldades permanentes no direcionamento educacional, moral e profissional da sua juventude, o papel do Judô é fundamental. A atividade orientada retira os menores do sedentarismo e das ruas, promovendo saúde, ensinando normas de conduta e oportunizando uma carreira no esporte. Os maiores benefícios dos clubes e escolas ligados a esta modalidade aparecem nos aspectos motivacional e social. Raramente um praticante de Judô pratica um ato de delinquência. Isto é fruto dos ensinamentos que orientam para a disciplina e para o respeito.
O Japão é um grande exemplo de escola bem estruturada. Naquele país o Judô é componente curricular. Faz parte, como elemento filosófico e esportivo, da formação de todos os cidadãos. No Brasil, ainda estamos longe disto. Mas uma série de associações, com maior ou menor apoio social, desenvolvem projetos que têm o mesmo objetivo que as escolas do outro lado do mundo. Almejam formar uma sociedade em que a saúde vá além do físico e se aproxime da plenitude, alcançando corpo, mente e convívio. Representamos mais de cinquenta destas associações.
Programa Novo Judô - Venha fazer parte
Uma instituição que alcança meio século de atividade está, efetivamente, consolidada. Mas não se pode admitir que a longevidade seja argumento para a imobilidade. Uma federação que quer avançar no tempo e na eficiência, precisa se renovar.
O contexto social em que uma entidade esportiva se enquadra precisa ser considerado, sempre que sua atividade for avaliada. Centrada nesta diretriz, a Federação Catarinense de Judô implementou o Programa Novo Judô. A renovação das operações está dividida em quatro núcleos de atuação: o institucional, o operacional, o técnico e o de comunicação. Em poucos meses de gestão, uma série de ações já iniciou uma grande modificação em todo o sistema de gestão. Todos os clubes e associações integrantes da Federação foram convidados a participar desta grande mudança. Chegaremos ao cinquentenário comemorando mais que um aniversário. Vamos celebrar uma nova realidade para o nosso Judô.
FCJ inicia campanha de esclarecimento sobre a importância do registro oficial de graduação
As mídias sociais do JudôSC iniciaram a divulgação de peças de comunicação que esclarecem a importância do registro oficial dos certificados...Leia mais
Carolina Kich é campeã surdolímpica nacional
Um orgulho para Santa Catarina e para todos que vibram com as sucessivas conquistas do judô inclusivo. Carolina Kich da Silva, de 21 anos, está...Leia mais