Federação Catarinense de Judô - Santa Catarina - Brasil

Próximos eventos


O Judô como instrumento de formação social

Muito além de uma arte marcial, o Judô é um instrumento de formação. O caráter esportivo norteia a atividade, mas um praticante da modalidade passa, necessariamente, pela construção do caráter, com base na filosofia, na educação e na socialização.

Em um país com dificuldades permanentes no direcionamento educacional, moral e profissional da sua juventude, o papel do Judô é fundamental. A atividade orientada retira os menores do sedentarismo e das ruas, promovendo saúde, ensinando normas de conduta e oportunizando uma carreira no esporte. Os maiores benefícios dos clubes e escolas ligados a esta modalidade aparecem nos aspectos motivacional e social. Raramente um praticante de Judô pratica um ato de delinquência. Isto é fruto dos ensinamentos que orientam para a disciplina e para o respeito.

O Japão é um grande exemplo de escola bem estruturada. Naquele país o Judô é componente curricular. Faz parte, como elemento filosófico e esportivo, da formação de todos os cidadãos. No Brasil, ainda estamos longe disto. Mas uma série de associações, com maior ou menor apoio social, desenvolvem projetos que têm o mesmo objetivo que as escolas do outro lado do mundo. Almejam formar uma sociedade em que a saúde vá além do físico e se aproxime da plenitude, alcançando corpo, mente e convívio. Representamos mais de cinquenta destas associações.

Programa Novo Judô - Venha fazer parte

Uma instituição que alcança meio século de atividade está, efetivamente, consolidada. Mas não se pode admitir que a longevidade seja argumento para a imobilidade. Uma federação que quer avançar no tempo e na eficiência, precisa se renovar.
O contexto social em que uma entidade esportiva se enquadra precisa ser considerado, sempre que sua atividade for avaliada. Centrada nesta diretriz, a Federação Catarinense de Judô implementou o Programa Novo Judô. A renovação das operações está dividida em quatro núcleos de atuação: o institucional, o operacional, o técnico e o de comunicação. Em poucos meses de gestão, uma série de ações já iniciou uma grande modificação em todo o sistema de gestão. Todos os clubes e associações integrantes da Federação foram convidados a participar desta grande mudança. Chegaremos ao cinquentenário comemorando mais que um aniversário. Vamos celebrar uma nova realidade para o nosso Judô.

thumb noticias

Meeting, em Itajaí, bate recorde com maior número de atletas e clubes inscritos para 2023

Quatro federações, 191 clubes, 1483 atletas. Números do maior Meeting Interestadual Interclubes da história, que aconteceu na Arena Marejada,...
Leia mais
thumb noticias

Seleções de base do JudoSC alcançam doze pódios no Brasileiro em Curitiba

Em 36 categorias disputadas foram 12 pódios conquistados. Uma amostra da regularidade das categorias Sub13 e Sub15, que representam o futuro...
Leia mais

Definidos os finalistas do Estadual de Nage No Kata

19/06/21 – A etapa 1B do Campeonato Estadual de Nage No Kata, fechou a fase classificatória para as finais que acontecem no próximo sábado 3 de julho. A Classe Dangai foi disputadíssima, por oferecer um bônus: os três primeiros colocados no Campeonato serão dispensados da apresentação para o exame de graduação. Confira os classificados em cada classe: