Federação Catarinense de Judô - Santa Catarina - Brasil

Era uma vez, em 1973...

História

Na segunda metade do século XIX, no interior do Japão, nascia o homem que iria nortear toda uma legião de praticantes, em todo o mundo, da arte marcial que iria criar. Franzino e com força limitada, Jigoro Kano fez evoluir do Jujutso, uma série de técnicas que, em linhas gerais, maximizava o aproveitamento da força do oponente contra ele próprio. Nascia o Judô, ou o caminho suave, como nomeou seu próprio autor.
Da criação da primeira escola de Judô, a Kodokan em Tóquio, até a introdução do esporte em Santa Catarina foram exatas oito décadas. Em 1962, chegava ao Estado o faixa-preta Kenzo Minami, iniciando com as aulas da modalidade na Sociedade Ginástica de Joinville. Sob o seu comando, a primeira participação de uma equipe catarinense em competições fora do Estado aconteceu em Curitiba, em 1965.
Justamente neste ano Kasuo Konishi, um paulista descendente de imigrantes japoneses se estabelece em Itajaí e pouco tempo depois inicia uma jornada de percorreria, por mais de uma década, todas as regiões de Santa Catarina, trazendo e instalando professores, formando técnicos e fundando academias, que evoluíram para a estrutura atual do Judô Catarinense.
Os esforços de Minami, Konishi, Roberto da Graça e outros pioneiros foram decisivos para dois passos fundamentais do esporte: a introdução da modalidade nos Jogos Abertos, na sua edição de 1971, e a fundação da Federação Catarinense de Judô, que aconteceria em 1973. A história da introdução do Judô em Santa Catarina, contada por suas próprias personagens, está retratada no documentário “Os Pioneiros”, disponível na JudôSCtv, o canal oficial da FCJ no Youtube (link disponível nesta página, na coluna da direita).