Federação Catarinense de Judô - Santa Catarina - Brasil

Palavra do Presidente

Moises
Gonzaga
Penso

Presidente
desde 2017

Disponibilizar um website funcional e informativo, para atender adequadamente aos federados, era uma das metas desta nova gestão. Por diversas vezes, falando à comunidade do Judô catarinense, salientei que a continuidade de um mandato só se justifica se a segunda gestão for melhor que a primeira. E é em busca deste aprimoramento e de uma condução responsável e útil à frente da Federação que pautei o esforço de toda uma equipe. A dificuldade dos meses iniciais deste período atípico e cheio de incertezas, mais que um obstáculo, representa um desafio. Mas desafio é uma das características originais do judô: utilizar a força do oponente, ou da adversidade, para alavancar o sucesso. O mesmo flagelo que modificou, decisivamente, nossa rotina, nos fez repensar a forma de interagir e de manter viva uma instituição que se aproxima do marco significativo de meio século de atividades. Em menos de dois anos estaremos comemorando o nosso cinquentenário. Hoje, a esperança e o empenho é para que cheguemos lá com nosso cotidiano reestabelecido, quem sabe, coroando nosso atual esforço, com um perfil de atuação aprimorado e, como nunca se fez, eficiente.

Diretrizes para um novo judô

A Federação

Fundada em 1973, A Federação Catarinense de Judô é uma das mais antigas entidades representativas das modalidades esportivas em Santa Catarina. Em quase meio século de atuação, operou na organização, regulamentação e gestão do Judô em todo o Estado. A condução das competições oficiais, incluindo os campeonatos estaduais, o Judô nos Jogos Abertos e uma série de eventos interestaduais sediados em sua área de abrangência, esteve sob a supervisão técnica e operacional da instituição. Com um número crescente de associações, fundações e clubes filiados, a FCJ investe, permanentemente, na atualização e na reciclagem de seus dirigentes, árbitros, técnicos e atletas, seguindo as diretrizes da Confederação Brasileira de Judô e da IFJ – International Judo Federation.
Com uma filosofia voltada para a formação social e esportiva dos atletas, desde sua iniciação na modalidade, a Federação acompanha e monitora a evolução de cada judoca, supervisionando as entidades associadas e orientando, tanto o lado esportivo quanto a face social e filosófica de cada praticante da modalidade.
Prestes a completar cinquenta anos, a FCJ empreende um esforço permanente para aprimorar seus métodos e entregar à comunidade do Judô de Santa Catarina uma gestão eficiente e responsável.

Escudos históricos