Federação Catarinense de Judô - Santa Catarina - Brasil

O dia-a-dia do Judô em Santa Catarina

Notícia

FCJ inicia campanha de esclarecimento sobre a importância do registro oficial de graduação

thumb noticias 05/01/2022

As mídias sociais do JudôSC iniciaram a divulgação de peças de comunicação que esclarecem a importância do registro oficial dos certificados de promoção de faixa. O presidente Moises Penso, em um vídeo, explica o processo que deve acompanhar o judoca desde a sua primeira graduação.

Ele esclarece que os senseis têm autonomia para formar, avaliar e graduar seus alunos, mas o registro de cada ato junto à Federação é necessário para a validação. “A plataforma Zempo, mantida pela CBJ, é a base oficial de dados. Cada registro que as federações recebem é incorporado e torna-se público. As competições são estruturadas nesta mesma base e o que consta ali é o que deve ser considerado. Um judoca que foi promovido por seu técnico, mas não teve o certificado registrado, não pode portar a nova faixa nas competições oficiais. Isto será rigidamente observado em todos os eventos deste ano, desde o primeiro.” Observa o presidente.

A campanha recomenda que pais, judocas e técnicos confiram cada situação e procurem a FCJ para solucionar as divergências observadas. Os que ainda não têm acesso à plataforma Zempo, devem solicitar suas credenciais junto aos responsáveis pelos clubes. Uma normativa será divulgada, em breve, para orientar a resolução de eventuais divergências.

Segundo o presidente Moises “o lançamento da campanha logo no início do ano é para dar tempo a todas as associações, para que tomem as providências necessárias antes do início das competições. Isto faz parte de um processo que está em curso para a atualização e adequação dos registros da Federação. O Projeto Novo Judô iniciou com o recadastramento das instituições e segue agora com a regularização de todos os atletas. Em breve vamos divulgar os benefícios aos clubes que processaram adequadamente suas atualizações”, conclui.